Bom dia ! Hoje Terça-Feira, 30 de Abril de 2024
Seu espaço, suas memórias: encontre seu imóvel conosco!

Notícias

Mercado Imobiliário se adapta ao crescente segmento de Longevos

Postada em 12/04/2024 às 20:12:11

Por: Hamilton Ricco | Jornalista

Com o envelhecimento da população, o mercado imobiliário está passando por uma adaptação para atender às necessidades específicas dos longevos, indivíduos que estão vivendo mais e desejam um ambiente de moradia que ofereça conforto, segurança e acessibilidade.

Tendências Emergentes: Comunidades para a Terceira Idade: Crescente demanda por comunidades planejadas e espaços residenciais específicos para a terceira idade, que ofereçam serviços como assistência médica, recreação, transporte adaptado e segurança 24 horas.

Apartamentos Adaptados: Procura por apartamentos adaptados para idosos, com recursos como corrimãos, barras de apoio, portas mais largas, pisos antiderrapantes e banheiros acessíveis para cadeiras de rodas.

Condomínios com Áreas de Lazer e Saúde: Preferência por condomínios que ofereçam áreas de lazer adaptadas para idosos, como piscinas terapêuticas, academias com equipamentos de baixo impacto e espaços para práticas de relaxamento e meditação.

Acessibilidade Urbana: Importância crescente da acessibilidade urbana, com a proximidade de serviços essenciais como hospitais, farmácias, supermercados e áreas verdes, bem como a disponibilidade de transporte público acessível.

Desafios a Serem Superados: Custos Elevados: A adaptação de imóveis para atender às necessidades dos longevos pode aumentar os custos de construção e manutenção, tornando essas propriedades mais caras.

Falta de Conscientização: Muitas vezes, os longevos não estão cientes das opções disponíveis no mercado imobiliário que atendam às suas necessidades específicas, o que pode dificultar a busca por moradias adequadas.

Regulamentação: Necessidade de regulamentações mais claras e abrangentes que incentivem a construção de moradias adaptadas para idosos e garantam padrões de acessibilidade e segurança adequados.

Perspectivas Futuras: Com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, espera-se que o mercado imobiliário continue a se adaptar para atender às demandas dos longevos. Investimentos em infraestrutura e serviços específicos para idosos, bem como o desenvolvimento de tecnologias assistivas e soluções inovadoras de moradia, são essenciais para garantir que esse segmento da população tenha acesso a ambientes de vida seguros, confortáveis e adaptados às suas necessidades.

Fonte: PORTAL15

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

Olá! Sou Ricco. Vamos conversar?